About Me

Sapucaia do Sul, RS
Blog criado na aula de introdução a educação digital

quarta-feira, 15 de junho de 2011

POLÍTICA E EDUCAÇÃO


Em entrevista recente, o ministro da Educação Fernando Haddad afirmou que o Brasil começou a priorizar a educação agora e por isso, segundo ele, o prazo para atingir um nível de excelência será extenso. Ele explica: países como a Irlanda demoraram 40 anos para atingir tal patamar na educação. Ainda de acordo com ele, o ritmo de melhorias da educação está bem forte, mas dificilmente será mantido.
O ministro ainda apontou o histórico das políticas educacionais: “em 1994, não faz tanto tempo assim, o Brasil aprovou emenda constitucional retirando recursos da educação”.
De acordo com ele, “temos que sinalizar que estamos na direção certa. Se eu não passar essa mensagem, à frente do cargo em que estou, posso sugerir para os 200 mil diretores e 2 milhões de professores que estamos vivendo a mesma situação de dez anos atrás. E não estamos. Na verdade, nós começamos a vencer a batalha. Falta muito ainda, mas a tendência é positiva”.
Ao mesmo tempo em que tal melhoria é apresentada, uma enquete realizada pelo portal IG revela que a educação é o segundo tema de mais importância nas Eleições 2010 para presidente de acordo com os internautas, com 24% dos votos, perdendo apenas para segurança, que conta com 52% dos votos (dados obtidos em 20/07).
Já passou da hora de educação se tornar algo prioritário para a política nacional. Então pergunto: na opinião de vocês, qual rumo a política deveria tomar para melhorar a educação? As políticas educacionais devem se focar somente em investimentos financeiros ou também devem voltar-se para metodologias de ensino, inovações na sala de aula, etc?

Um comentário:

  1. Sem sombra de dúvidas, investimentos prediais, aqueles que a sociedade vê e consegue perceber investimentos governamentais, na sua maioria, pelo menos na noss realidade, estãos endo feitos.
    O que falta é um investimento nos recursos humanos de nossas escolas: nos professores, nos gestores, nos funcionários, bem como da própria Secretaria de Educação.
    Assim como em todas as demais profissões, temos pessoas competentes e outras nem tanto.
    Falta um GESTOR com letra maiúscula para guiar toda a Rede.

    ResponderExcluir