"A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para romper com a idéia de construção de conhecimento numa perspectiva linear."
Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professorpara:
- Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema
- Observação do fenômeno
- Interação com a situação-problema
- Interferência nos resultados observados
Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.
PROATIVA-Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem
RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação
PROJETO CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/2008/05/objetos-de-aprendizagem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário